Sobre o curso

OBJETIVOS O curso tem como objetivo formar analistas junguianos de forma ampla e integral, fornecendo conhecimentos aprofundados e treinamento em …

OBJETIVOS O curso tem como objetivo formar analistas junguianos de forma ampla e integral, fornecendo conhecimentos aprofundados e treinamento em Psicologia Analítica Junguiana, em nível de pós-graduação lato sensu. Para tanto, além de propiciar um aprofundamento do arcabouço teórico/epistemológico da psicanálise junguiana, visa a capacitação da aplicação da Psicologia Analítica na prática clínica. Como desenvolvimento de competências gerais o curso tem como objetivo desenvolver um espírito crítico nos alunos, em relação ao campo da Psicoterapia e da Análise, e para isso propõe a criação de fórum de debates sobre questões ainda em aberto no campo da Psicologia Analítica. MODALIDADE O curso será oferecido em EAD, com aulas gravadas em tempo real ou remoto ao VIVO. As aulas serão oferecidas de modo presencial e remoto, ao vivo em dois ou mais dias da semana. O material de atividades complementares é oferecido em EAD na plataforma própria da UNIABERTA. E também em participação em eventos, congressos, seminários, mentoria, cinema, teatro, análise de vídeos, livros, artigos, estágio etc. DURAÇÃO DO CURSO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO O curso tem a duração de 24 meses.  600 horas/aulas e de atividades complementares assim distribuídas: atividades acadêmicas, ao vivo e online, teóricas e práticas: 300 horas/aulas. Estágio 140 Horas assim distribuídas: Estágio supervisionado: 70 horas/aulas. Prática clínica:  70 horas/aulas. E no mínimo 70 horas aulas de análise pessoal na linha junguiana.

Conteúdo do curso

    • Aula 1 – parte 1 – O Enigma da Esfinge 00:01:00
    • Aula 2 – parte 1 – Freud x Jung Diálogos e Confrontos 00:36:00
    • Material complementar: Vídeo:O que é Psicologia? 00:29:00
    • Aula 3 – parte 1 – O Enquadre na Psicoterapia Analítica 00:05:00
    • Aula 2 – parte 2- Freud x Jung Diálogos e Confrontos 00:19:00
    • Aula 3 – parte 2 – O Enquadre na Psicoterapia Analítica 00:19:00
    • Aula 4- parte 1 – O Conceito de Inconsciente em Sigmund Freud e Carl Jung 00:25:00
    • Aula 4 – parte 2 – O Conceito de Inconsciente em Sigmund Freud e Carl Jung 00:26:00
    • Material Complementar: O Inconsciente na Psicanálise 00:06:00
    • Aula 5- parte 1 – A Regra da Proibição do Incesto e o Complexo de Édipo 00:18:00
    • Aula 5 – parte 2 – A Regra da Proibição do Incesto e o Complexo de Édipo 00:18:00
    • Aula 5 – parte 3 – A Regra da Proibição do Incesto e o Complexo de Édipo 00:20:00
    • Material Complementar: O Ego e os Complexos em Carl Gustav Jung 00:05:00
    • Aula 6 – A Semiótica e os Arquétipos Junguianos 00:37:00
    • Material complementar: O Conceito de Arquétipo em Carl Gustav Jung 00:04:00
    • Aula 7- parte 1 – O Conceito de Arquétipo em Jung 00:20:00
    • Aula 7 – parte 2 – O Conceito de Arquétipo em Jung 00:22:00
    • Aula 7 – parte 3 – O Conceito de Arquétipo em Jung 00:24:00
    • Material complementar: Os Arquétipos e o Inconsciente Coletivo [Audiobook] 11:08:00
    • Aula 8- parte 1 – O Lugar dos Arquétipos na Análise Junguiana 00:24:00
    • Aula 8 – parte 2 – O Lugar dos Arquétipos na Análise Junguiana 00:25:00
    • Material complementar: O Homem e seus Símbolos [Audiobook] 03:50:00
    • Aula 9 – parte 1 -Os Arquétipos Junguianos e os Relacionamentos Humanos, o Animus 00:36:00
    • Aula 9 – parte 2 -Os Arquétipos Junguianos e os Relacionamentos Humanos, o Animus 00:29:00
    • Material complementar: A Diferença Essencial – Homens e Mulheres não Percebem do mesmo Jeito? 00:09:00
    • Analítica – Mód. 09 – Atividade Avaliativa Ilimitado
    • Aula 1 – parte 1 Desconstruindo Crenças 00:29:00
    • Aula 1 – parte 2 Desconstruindo Crenças 00:52:00
    • Material Complementar – Artigo: “Nota Técnica sobre Uso Profissional das Redes Sociais: Publicidade e Cuidados Éticos” Ilimitado
    • Material Complementar – Vídeo: “Shimpei Takahashi: Jogue este jogo para ter ideias originais” 00:05:00
    • Aula 2 – parte 1 Fundamentos do Marketing 00:32:00
    • Aula 2 – parte 2 Fundamentos do Marketing 00:38:00
    • Material Complementar – Vídeo: “Inventar é a parte fácil. O “marketing” exige trabalho” Ilimitado
    • Aula 3 – parte 1 Fundamentos do Marketing de conteúdo 01:06:00
    • Aula 3 – parte 2 Fundamentos do Marketing de conteúdo 00:37:00
    • Material Complementar – Vídeo: “Joseph Pine fala sobre o que os consumidores querem” 00:14:00
    • Aula 4 – parte 1 Criando sua identidade (imagem e voz) 00:33:00
    • Aula 4 – parte 2 Criando sua identidade (imagem e voz) 00:18:00
    • Material Complementar – Vídeo: “Chip Kidd: The art of first impressions — in design and life” 00:19:00
    • Material Complementar – Texto: “Como criar uma identidade visual para sua marca” Ilimitado
    • Aula 5 – parte 1 Definindo seu público 00:52:00
    • Aula 5 – parte 2 Definindo seu público 01:00:00
    • Material Complementar – Texto: “Material Complementar – Texto: “Público-Alvo: O Que É e Como Definir em 6 Passos” Ilimitado
    • Aula 6 – parte 1 Jornada de compra e Funil de Conteúdo 00:59:00
    • Aula 6 – parte 2 Jornada de compra e Funil de Conteúdo 00:52:00
    • Material Complementar – Texto: “O que é a jornada de compra, quais as etapas e como montar uma” Ilimitado
    • Material Complementar – Vídeo: “O futuro da Experiência do Cliente | Tomás Duarte | TEDxPUCMinas” 00:16:00
    • Aula 7 – parte 1 Linhas Editoriais 00:52:00
    • Aula 7 – parte 2 Linhas Editoriais 00:43:00
    • Material Complementar – Texto: “Linhas editoriais nas redes sociais: saiba o que são, qual a sua importância e um passo a passo para criar as suas” Ilimitado
    • Aula 8 – parte 1 Produzindo Textos e Imagens 01:13:00
    • Aula 8 – parte 2 Produzindo Textos e Imagens 01:22:00
    • Material Complementar – Texto: “Material Complementar – Texto: “Copy para Marketing Digital: 11 dicas para garantir um texto impecável para suas peças” Ilimitado
    • Material Complementar – Vídeo: “Como realizar vendas sem vender sua alma | Steve Harrison | TEDxWilmingtonSalon” Ilimitado
    • Aula 1 – parte 1 Calendário de conteúdo 01:16:00
    • Aula 1 – parte 2 Calendário de conteúdo 01:20:00
    • Material complementar: Texto: “Passo a passo detalhado para criar um calendário de conteúdo” Ilimitado
    • Aula 2 – parte 1 Fundamentos de construção de autoridade 00:52:00
    • Aula 2 – parte 2 Fundamentos de construção de autoridade 00:54:00
    • Material complementar: Texto: “O que é Marketing de Autoridade e como aplicá-lo nos negócios” Ilimitado
    • Aula 3 – parte 1 Anunciando nas redes sociais 00:55:00
    • Aula 3 – parte 2 Anunciando nas redes sociais 00:59:00
    • Material complementar: Texto: “Anúncios em redes sociais: o guia para começar a anunciar”: Ilimitado
    • Material complementar: Vídeo: “O poder de transformação da internet no marketing e redes sociais | Rapha Avellar | TEDxInsper” 00:16:00
    • Aula 4 – parte 1 Construindo o SEU negócio – Aspectos administrativos – Aspectos financeiros 00:38:00
    • Aula 4 – parte 2 Construindo o SEU negócio – Aspectos administrativos – Aspectos financeiros Ilimitado
    • Material complementar: Vídeo: “Business Model Generation – Alexander Osterwalder – PenSE Markeing Digital” 00:08:00
    • Material complementar: Texto: “Planilha de planejamento financeiro empresarial” Ilimitado
    • Aula 5 – parte 1 Venda sem precisar vender Ilimitado
    • Aula 5 – parte 2 Venda sem precisar vender Ilimitado
    • Material complementar: Vídeo: “O sucesso é o final de uma rede de conexões” Ilimitado
    • Aula 6 – parte 1 Funil de produtos e serviços Ilimitado
    • Aula 6 – parte 2 Funil de produtos e serviços Ilimitado
    • Material complementar: Texto: “Tecnologia e Psicologia: veja como a área vem se transformando” Ilimitado
    • Aula 7 – parte 1 Mindset de negócios Ilimitado
    • Aula 7 – parte 2 Mindset de negócios Ilimitado
    • Material complementar: Vídeo: “A chave para construir autoconfiança e o que estamos fazendo de errado” Ilimitado
    • Aula 8 – parte 1 Diagnóstico do seu negócio Ilimitado
    • Aula 8 – parte 2 Diagnóstico do seu negócio Ilimitado
    • Material complementar: Texto: “Quer saber o que é e como fazer um diagnóstico empresarial?” Ilimitado
    • Material complementar: Vídeo: “O poder do propósito nos negócios” Ilimitado
    • Modelo de relatório de estágio Ilimitado
    • Entrega de relatório de estágio (obrigatório) Ilimitado
    • TCC – Modelo TCC (não obrigatório) Ilimitado
    • Entrega de TCC (não obrigatório). Ilimitado
    • LINK DO ZOOM Ilimitado
    • Aula 1 – O feminino na visão de Freud e Jung I Ilimitado
    • Aula 1 – parte 2 – O feminino na visão de Freud e Jung I Ilimitado
    • Material complementar: Artigo: Sagrado não-binário? Ilimitado
    • Aula 2 – parte 1 – A teoria da sexualidade na Psicologia Analítica Ilimitado
    • Aula 2 – parte 2 – A teoria da sexualidade na Psicologia Analítica Ilimitado
    • Material complementar: Artigo: Reflexões sobre a questão da personificação Ilimitado
    • Aula 3 – parte 1 – A teoria da sexualidade na Psicanálise Ilimitado
    • Aula 3 – parte 2 – A teoria da sexualidade na Psicanálise Ilimitado
    • Material complementar: Artigo: A teoria freudiana da sexualidade 100 anos depois Ilimitado
    • Aula 4 – parte 1 – O feminino na obra de Jung 1 Ilimitado
    • Aula 4 – parte 2 – O feminino na obra de Jung 1 Ilimitado
    • Material complementar: Artigo: Psicologia Pós-Junguiana Ilimitado
    • Aula 5 – parte 1 – O feminino na obra de Jung 2 Ilimitado
    • Aula 5 – parte 2 – O feminino na obra de Jung 2 Ilimitado
    • Material complementar: Texto: Imagens arquetípicas numinosas de uma mulher em metanoia Ilimitado
    • Material complementar: Vídeo: O feminino na obra de Jung Ilimitado
    • Aula 6 – parte 1 – O feminino na obra de Freud 1 Ilimitado
    • Aula 6 – parte 2 – O feminino na obra de Freud 1 Ilimitado
    • Material complementar: Texto: FREUD E A QUESTÃO DO FEMININO Ilimitado
    • Aula 7 – parte 1 – O feminino na obra de Freud 2 Ilimitado
    • Aula 7 – parte 2 – O feminino na obra de Freud 2 Ilimitado
    • Material complementar: Texto: FREUD E A QUESTÃO DO FEMININO Ilimitado
    • Aula 8 – parte 1 – Revisão de conteúdo Ilimitado
    • Aula 8 – parte 2 – Revisão de conteúdo Ilimitado
    • Analítica – Atividade Avaliativa – Mód. Opcional 1012 anos, 10 meses
PRIVADO