Renato Mata

Oriundo de Miradouro, Minas Gerais, o Prof. Mata traz uma rica jornada de experiências, marcada pela profundidade com que aborda a palavra e suas infinitas nuances, elemento fundamental na constituição de nossa subjetividade e interpretação de textos. Graduado em Letras e mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), com especialização em Análise do Discurso, o Prof. Mata dedicou mais de duas décadas à educação, influenciando inúmeras vidas em sua passagem pela sala de aula. É autor de obras significativas como “A pá lavra”, “Dois olhares sobre o Monte”, “Eu-Esfinge: decifro-me ou devoro-me” e “Preso no porão”, nas quais explora a riqueza e complexidade da linguagem e sua capacidade de revelar os mais profundos mistérios da existência. No últimos anos o Prof. Mata voltou seu foco para a área terapêutica, imergindo nos estudos de Alquimia, Arteterapia, Hipnose Clínica, Programação Neurolinguística (PNL), Psicanálise e Psicologia Analítica. Hoje, ele se destaca como um terapeuta alquímico, aplicando seu vasto conhecimento e sua abordagem única na promoção do bem-estar e na busca pelo autoconhecimento. Estudar com o Prof. Renato Mata é uma oportunidade única de aprender com alguém que não apenas compreende a complexidade da mente humana, mas também domina a arte de transformar conhecimento em cura. Seu trabalho é um convite a embarcar em uma jornada de descoberta e transformação, explorando os mistérios da psique através da alquimia. Não perca a chance de ser aluno de um dos mais inovadores pensadores no campo da Alquimia aplicada à psicologia. Junte-se a nós e descubra como a sabedoria ancestral, combinada com a ciência moderna, pode iluminar seu caminho para o crescimento pessoal e profissional.

Cursos que ministra:

Alquimia Aplicada à Clínica Psicológica na Perspectiva Junguiana

    Corpo docente

    Julio César Silveira da Silva

    Mestre em Ciências da Religião, área de concentração em Filosofia da Religião, pela PUC-SP (2011). Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2016). Possui graduação e licenciatura em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005). Tem experiência docente nas áreas de Psicologia, Ciências da Religião, Filosofia e Teologia.

    José Maria Cavalcante da Silva

    Mestre José Maria Cavalcante da Silva é um professor e analista junguiano renomado, com formação inicial em Direito e Letras. Ele possui mestrado em Direito, especializações em Direito Penal e Tributário, e pós-graduação em Psicanálise pela Unyleya, além de especialização em Psicologia Analítica pela Uniaberta. Sua carreira inclui atuação como Assessor Jurídico e advogado, bem como educador na Associação de Ensino Superior de Alagoas, onde leciona Direito Tributário. Sua abordagem interdisciplinar, combinando Direito e Psicologia Analítica, enriquece o ensino na Uniaberta, proporcionando aos alunos uma aprendizagem ampla e profunda. Sua dedicação à educação integral e ao bem-estar humano o destaca como uma peça fundamental no corpo docente da instituição.

    Patrícia Pazzinato

    Possui graduação em Psicologia e bacharel pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981), aperfeiçoamento em Psicanálise da Infância e de Bebês, pelo College de France- Paris, CF-PARIS, França (1986), formação em Psicanálise (1980-1990), pelo Instituto Professor Dr. Fábio Landa, especialização em Ensino de Terceiro Grau, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1987-1988), mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998), doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2005), especialização em Gerontologia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein em São Paulo (2013), especialização em Dor pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein em São Paulo (2015), doutorado em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2019), pós-graduada em Neuropsicologia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein em São Paulo (2019-2020), especialização em Terapia Familiar pela Faculdade Unyleya (2023), doutoranda em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2023). Atualmente é docente e coordenadora do curso de Pós-graduação em Aconselhamento da Faculdade Teológica Batista em São Paulo, e docente na Pós-graduação em Dor no Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein em São Paulo. Atua nas áreas: Psicologia Clínica; Atendimento; Supervisão; Docência e Pesquisa

    Claudio Bastidas

    Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984), mestrado pelo Prog. de Est. Pós-Graduados em Psic. Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutorado pelo Prog. de Est. Pós-Graduados em Psic. Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). É membro-pesquisador do Lapecri-USP (Laboratório de Pesquisas da Criatividade) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

    João Branco

    Possui graduação em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1996), tendo atuado na área clínica até o ano de 2012. Graduou-se também em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e exerce a função de professor em cursos e seminários teológicos. Atualmente, encontra-se cursando graduação em Arqueologia e é pós-graduado em Arqueologia do Antigo Oriente Próximo, participando ativamente de escavações em sítios arqueológicos em Israel. Além disso, atua como professor na Uniaberta no curso de pós-graduação de História de Israel.

    Josilda dos Santos Nascimento Mesquita

    Doutoranda e Mestre em Ensino e História das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo e graduação em Pedagogia pela Faculdade São Bernardo, com pós-graduação em Psicopedagogia Institucional; em Educação Especial – deficiência intelectual e em Supervisão Escolar. Pós-graduanda em Sexualidade Humana pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Saúde (CEPPS). Docente na educação básica da rede municipal de São Bernardo do Campo. Atua como psicóloga clinica e supervisora em sexualidade. Trabalhou na Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo junto a formação de professores. Atuou como supervisora do PIBID/Pedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é colaboradora do grupo de pesquisa Gecimas – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação em Ciências, Matemática e Sexualidade – na Universidade Federal do ABC. Pesquisadora na área da Saúde mental em transtornos da ansiedade, sexualidade e psicanálise, na área de Educação é pesquisadora com ênfase em ensino-aprendizagem, formação de professores e educação sexual.