Vinicius Esperança

Doutor em sociologia pelo IESP/UERJ e mais de uma década de experiência como professor na pós-graduação em Psicanálise e Psicologia Analítica da Uniaberta, o Prof. Vinicius é uma autoridade em sua área. Seu compromisso com o ensino e sua paixão pela compreensão da mente humana o tornaram uma figura influente e respeitada na comunidade acadêmica e nas redes sociais brasileiras. Com mais de 80 mil seguidores em suas redes sociais e como apresentador do canal “Arte do Bem Viver”, o Prof. Vinicius Esperança compartilha insights valiosos sobre a Psicanálise, tornando-a acessível a todos que desejam aprender e explorar esse campo fascinante. Se você está ansioso para embarcar em uma jornada de aprendizado profundo sobre Teoria Psicanalítica das Neuroses e Psicoses, bem como uma Introdução à Clínica Psicanalítica, o Prof. Vinicius Esperança é o guia ideal. Sua experiência, paixão e habilidade em transmitir conhecimento tornam seus cursos uma oportunidade única de crescimento intelectual e pessoal. Não perca a chance de aprender com um dos melhores na área. Junte-se ao Prof. Vinicius Esperança em sua jornada de exploração da mente humana e descubra os segredos por trás das neuroses e psicoses. Sua sabedoria e dedicação o guiarão na busca pelo entendimento da complexidade da psique humana.

Cursos que ministra:

Pós-Graduação com Formação em Psicologia Analítica, Pós-Graduação com Formação em Psicanálise Clínica, Teoria Psicanalítica das Neuroses – Online e Gravado, Teoria Psicanalítica das Psicoses – Online e Gravado, Grupo de Estudos Freudianos

    Corpo docente

    Josilda dos Santos Nascimento Mesquita

    Doutoranda e Mestre em Ensino e História das Ciências e Matemática pela Universidade Federal do ABC. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo e graduação em Pedagogia pela Faculdade São Bernardo, com pós-graduação em Psicopedagogia Institucional; em Educação Especial – deficiência intelectual e em Supervisão Escolar. Pós-graduanda em Sexualidade Humana pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Saúde (CEPPS). Docente na educação básica da rede municipal de São Bernardo do Campo. Atua como psicóloga clinica e supervisora em sexualidade. Trabalhou na Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo junto a formação de professores. Atuou como supervisora do PIBID/Pedagogia pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é colaboradora do grupo de pesquisa Gecimas – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação em Ciências, Matemática e Sexualidade – na Universidade Federal do ABC. Pesquisadora na área da Saúde mental em transtornos da ansiedade, sexualidade e psicanálise, na área de Educação é pesquisadora com ênfase em ensino-aprendizagem, formação de professores e educação sexual.

    Patrícia Pazzinato

    Possui graduação em Psicologia e bacharel pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981), aperfeiçoamento em Psicanálise da Infância e de Bebês, pelo College de France- Paris, CF-PARIS, França (1986), formação em Psicanálise (1980-1990), pelo Instituto Professor Dr. Fábio Landa, especialização em Ensino de Terceiro Grau, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1987-1988), mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998), doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2005), especialização em Gerontologia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein em São Paulo (2013), especialização em Dor pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein em São Paulo (2015), doutorado em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2019), pós-graduada em Neuropsicologia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein em São Paulo (2019-2020), especialização em Terapia Familiar pela Faculdade Unyleya (2023), doutoranda em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2023). Atualmente é docente e coordenadora do curso de Pós-graduação em Aconselhamento da Faculdade Teológica Batista em São Paulo, e docente na Pós-graduação em Dor no Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein em São Paulo. Atua nas áreas: Psicologia Clínica; Atendimento; Supervisão; Docência e Pesquisa

    Renato Mata

    Oriundo de Miradouro, Minas Gerais, o Prof. Mata traz uma rica jornada de experiências, marcada pela profundidade com que aborda a palavra e suas infinitas nuances, elemento fundamental na constituição de nossa subjetividade e interpretação de textos. Graduado em Letras e mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), com especialização em Análise do Discurso, o Prof. Mata dedicou mais de duas décadas à educação, influenciando inúmeras vidas em sua passagem pela sala de aula. É autor de obras significativas como “A pá lavra”, “Dois olhares sobre o Monte”, “Eu-Esfinge: decifro-me ou devoro-me” e “Preso no porão”, nas quais explora a riqueza e complexidade da linguagem e sua capacidade de revelar os mais profundos mistérios da existência. No últimos anos o Prof. Mata voltou seu foco para a área terapêutica, imergindo nos estudos de Alquimia, Arteterapia, Hipnose Clínica, Programação Neurolinguística (PNL), Psicanálise e Psicologia Analítica. Hoje, ele se destaca como um terapeuta alquímico, aplicando seu vasto conhecimento e sua abordagem única na promoção do bem-estar e na busca pelo autoconhecimento. Estudar com o Prof. Renato Mata é uma oportunidade única de aprender com alguém que não apenas compreende a complexidade da mente humana, mas também domina a arte de transformar conhecimento em cura. Seu trabalho é um convite a embarcar em uma jornada de descoberta e transformação, explorando os mistérios da psique através da alquimia. Não perca a chance de ser aluno de um dos mais inovadores pensadores no campo da Alquimia aplicada à psicologia. Junte-se a nós e descubra como a sabedoria ancestral, combinada com a ciência moderna, pode iluminar seu caminho para o crescimento pessoal e profissional.

    João Branco

    Possui graduação em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1996), tendo atuado na área clínica até o ano de 2012. Graduou-se também em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e exerce a função de professor em cursos e seminários teológicos. Atualmente, encontra-se cursando graduação em Arqueologia e é pós-graduado em Arqueologia do Antigo Oriente Próximo, participando ativamente de escavações em sítios arqueológicos em Israel. Além disso, atua como professor na Uniaberta no curso de pós-graduação de História de Israel.

    Carlos Alberto

    Minha carreira inclui passagens por empresas como o Grupo Bio Ritmo Smart Fit e a Hardcore Agência de Marketing Digital, bem como consultoria em diversas empresas. Minha especialização abrange a construção de Planos de Negócios, orçamento, estratégias e políticas comerciais, com foco em resultados sólidos. Possuo visão sistêmica para pesquisas de mercado, identificação de oportunidades e prospecção de parcerias estratégicas. Minha formação inclui MBA em Inteligência Artificial para Negócios, Pós-Graduação em Psicologia Analítica, Bacharelado em Teologia e Mestrado em Teologia, além de especializações em Psicologia Organizacional e Ciências na Cardiopneumologia. Com cursos em Coaching, Programação Neurolinguística e Gestão, estou pronto para capacitar profissionais de saúde mental a se destacarem nas redes sociais, YouTube e no mercado digital.

    José Maria Cavalcante da Silva

    Mestre José Maria Cavalcante da Silva é um professor e analista junguiano renomado, com formação inicial em Direito e Letras. Ele possui mestrado em Direito, especializações em Direito Penal e Tributário, e pós-graduação em Psicanálise pela Unyleya, além de especialização em Psicologia Analítica pela Uniaberta. Sua carreira inclui atuação como Assessor Jurídico e advogado, bem como educador na Associação de Ensino Superior de Alagoas, onde leciona Direito Tributário. Sua abordagem interdisciplinar, combinando Direito e Psicologia Analítica, enriquece o ensino na Uniaberta, proporcionando aos alunos uma aprendizagem ampla e profunda. Sua dedicação à educação integral e ao bem-estar humano o destaca como uma peça fundamental no corpo docente da instituição.